Toxina botulínica - finalidade estética - Lígia Castro

Serviços Toxina botulínica - finalidade estética
Toxina botulínica - finalidade estética

Emprego da Toxina botulínica (Botox) para paralisar determinados músculos da mímica, diminuindo as rugas faciais. A aplicação é rápida e pouco dolorosa.

Diferença entre Botox e Preenchimento

Há diferenças entre a aplicação de toxina botulínica e preenchimento orofacial com ácido hialurônico. Apesar de as duas substâncias serem injetáveis, seu mecanismo de ação e suas indicações são diferentes.

A toxina botulínica impede a contração muscular e aplicada na musculatura da mímica facial, age paralisando determinados músculos, suavizando os vincos. Como impede a contração muscular, minimiza as rugas, melhorando o aspecto de cansaço do rosto, trazendo um ar natural.

O profissional deve ser capacitado para a aplicação, conhecendo a anatomia facial, aplicando o produto nas regiões certas e não deve exagerar na dosagem, evitando o “efeito máscara”, as pálpebras caídas e o congelamento das feições. A qualificação e o senso estético são preponderantes na escolha do profissional.

Já o preenchimento com Ácido Hialurônico repõe volume à área. O AH é uma substância presente na pele. Infelizmente diminui com a idade. Tal diminuição, juntamente, com a contração muscular para as expressões faciais levam à formação das rugas e dos sulcos na pele.

O preenchimento com ácido hialurônico substitui o volume perdido e melhora o aspecto e a luminosidade da pele da região. A capacidade do AH de atrair água para o local proporciona uma melhor hidratação, que está associada à produção de colágeno, trazendo volume para a região. O ácido hialurônico pode ser utilizado para o preenchimento de rugas, linhas de expressão, lábios, sulco-nasogeniano e bigode-chinês.

Cada um deles é um método diferente, são aplicados em diferentes áreas e formas. A toxina botulínica é utilizada para rugas e linhas de expressão, enquanto o preenchimento é utilizado para o aumento de volume ou correção de contornos.

As áreas indicadas para a aplicação de toxina botulínica são as que se formam quando franzimos a testa, quando fazemos expressões de repulsa ou sorrimos.

Glabela (rugas entre as sobrancelhas);
Orbiculares dos olhos (pés de galinha);
Rugas periorais (em volta da boca - códigos de barra);
Rugas da testa;
Rugas do queixo (bola de golfe).
O ácido hialurônico se aplica:
Rugas periorais (códigos de barra);
Rugas finas no rosto;
Preenchimento de lábios (volume e contorno);
Dorso do nariz;
Sulcos infralabiais (no canto da boca – linhas de marionete);
Sulco nasogeniano (entre o canto do nariz e o canto da boca – bigode chinês).

Os dois procedimentos ajudam na prevenção de novos sinais. A toxina botulínica paralisa os músculos e evita a formação de novas rugas. O ácido hialurônico de baixa densidade tem alto poder de hidratar a cútis e estimular o colágeno prevenindo os sinais da idade.